quinta-feira, 29 de setembro de 2016

PREVISIVELMENTE IRRACIONAL - DAN ARIELY" (Parte 2)

Continuando a falar sobre o livro “Previsivelmente Irracional - Dan Ariely”.

Algo que me chamou muita atenção  no livro é algo conhecido como:
"Efeito ou Comportamento de Manada". 

Este termo foi popularizado através do Filósofo Friedrich Nietzsche (Nietzche Está Morto), e pelos diversos experimentos sociais realizados pelo Dr. Solomon Asch. O interessante é que foi observado poder de influência que os grupos exercem sobre os indivíduos. Mostra que o simples desejo de pertencer a um ambiente homogêneo faz com que as pessoas abram mão de suas opiniões, convicções e individualidades.

O que Paulo pede encarecidamente ao escrever aos Romanos é que eles não se conformem, não se moldem ou não cedam à pressão ou a influência de sua geração e essas palavras ecoam até ao nosso tempo.

Será que podemos nos considerar livres de toda e qualquer influência?

A resposta é não.  Mas então o que fazer a respeito disso?

Você já ouviu dizer que nós somos a média das cinco pessoas com que passamos mais tempo? 

Isso é algo válido no sentido de que nós seres humanos somos mestres em copiar uns aos outros, isso acontece com a cultura, gírias, sotaque e até tradições, as pessoas aprendem novos hábitos e até aceitam novos pensamentos quando passam muito tempo com as outras . Frequentemente nos vemos usando gírias que vimos outras pessoas usando mesmo tendo passado pouco tempo com elas. E não é surpresa que a maioria das pessoas de destaque falam que boa parte de seu sucesso veio de alguém que as ensinou, Zuckerberg  teve como exemplo Steve Jobs, Messi teve guardiola,  e etc. Cercar-se das pessoas com as quais você admira então seria o segredo ... mas ai você deve estar se perguntando “Muito legal isso tudo mas eu não conheço ninguém bem sucedido !

 É dai que vem os benefícios da leitura. O Livro é exatamente isso, as palavras, as idéias, a mentalidade, os conselhos e até a experiência de uma grande pessoa. Tudo isso cabendo nas palmas de suas mãos e podendo levar a qualquer lugar do mundo. A grande vantagem disso é que você pode escolher a dedo as pessoas que você quer que esteja em seu grupo de influência, e que vão afetar como você se tornará como pessoa.

Quer falar sobre política ? leia sobre os grandes presidentes americanos ! Quer ser mais calmo e paciente ? leia sobre Ghandi. Quer ser um bom Orador ? Leia sobre os maiores palestrantes do Mundo. Assim você estará adicionando um amigo ao seu grupo de amigos, um amigo que é normalmente mais velho, mais sábio e significantemente mais bem-sucedido, e quando você faz isso você estará adotando alguns dos seus pensamentos e hábitos e é isso que eventualmente irá te levar um pouco mais perto do Sucesso.

Pois assim como está escrito Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes (1 I corintios 15,33) 


Também está escrito: O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. (Provérbios 13,20)


Os vídeos abaixo mostram alguns exemplos de experimentos do Dr. Asch.



Vai dizer que não faria o mesmo ... kkkk





Observação Importante: Quem se comporta assim também é chamado de Maria vai com as outras, Por favor não zoem os cruzeirenses. kkkkkk


 Fonte: Canal Seja uma pessoa Melhor; e Livro Previsivelmente Irracional - Dan Ariely

Nenhum comentário:

Postar um comentário